• Imagem logo site dexa uefs

Licenciatura em Química


Disciplina: Estrutura da Matéria  -  Código: EXA278
Atividade Pedagógica: Teórica - Carga Horária: 60h
Ementa:  Modelo Químico da Matéria (constituintes e energia); Modelos atômicos: dos filósofos ao modelo atual; Tabela Periódica e Propriedades periódicas; Teorias de ligação química; Forças intermoleculares; Estados Físicos da Matéria; Propriedades da matéria; Métodos de separação de componentes de misturas.

Disciplina: Cálculo Diferencia e Integral I - Código: EXA190
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 64h
Ementa:  Funções. Limite e Continuidade. Derivadas e aplicações. Introdução à integral indefinida.

Disciplina Química e Sociedade I - Código: EXA275
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Alfabetização científica para a inclusão social. Pressupostos da Educação CTS (Ciência-Tecnologia- Sociedade). Perspectivas atuais CTS no ensino e na investigação em Educação em Ciências. Questões sociocientíficas. Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Abordagem CTS no ensino Fundamental e Médio. Conduzir práticas investigativas, elaborar e executar oficinas temáticas para o ensino Fundamental e Médio..

Disciplina: Laboratório de Química I - Código: EXA276
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 45h
Ementa: Noções de segurança em laboratório. Apresentação dos principais equipamentos, operações elementares e técnicas utilizadas em laboratórios químicos. Manipulação de reagentes mais comuns, prezando sempre o descarte correto dos resíduos. Elaboração de cadernos de laboratório. Consulta a manuais de propriedades e toxidade de produtos químicos.

Disciplina: Docência em Química - Código: EXA277
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Análise das concepções iniciais sobre a docência, identidade e saberes docentes. Transposição didática. Saber escolar, saber científico e saber locais. Conhecimento escolar em química. Análise dos saberes locais e a relação com o ensino de química.

Disciplina: Cálculo Geral II - Código: EXA191
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 64h
Ementa: Estudo das aplicações clássicas do Teorema do Valor Médio e o Teorema Fundamental do Cálculo para funções de variável real. Estudo de sequências e séries. Introdução da noção formal de limite. Introdução ao estudo de curvas. Estudo de funções de duas e três variáveis reais: limites, derivadas parciais e integrais. Aplicações

Disciplina: Transformações da Matéria - Código: EXA279
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 60h
Ementa: Estudo das transformações físicas e químicas da matéria; Estados Dispersos da Matéria: soluções e coloides; Propriedades Coligativas; Estequiometria e Cálculo Estequiométrico; Reações ácido-base: conceitos ácido-base de Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis; pH; forças de ácidos e bases. Reações redox: eletroquímica; Reações Químicas: i) aspectos termodinâmicos; ii) aspectos cinéticos; iii) extensão das reações.

Disciplina: Instrumentação oara o Ensino de Química I Código: EXA280
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Análise crítica da correlação entre teoria e prática no ensino de química na escola básica. Tendências educacionais e modelos tradicionais e/ou atuais de ensino e aprendizagem. Estratégias de ensino associando ciência, tecnologia e sociedade. Adequação das estratégias de ensino às diferentes realidades educacionais.

Disciplina: Laboratório de Química II Código: EXA281
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 30h
Ementa: Realização, análise e discussão de experimentos utilizando conceitos gerais de química: Análise à chama; Cálculo estequiométrico; Ligações químicas; propriedades das substâncias; Reações químicas; Soluções; cinética e equilíbrio químico. Elaboração de relatórios. Consulta a manuais de propriedades e toxidade de produtos químicos..

Disciplina: Inorgânica I Código: EXA282
Atividade Pedagógica: Teórica/Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Origem dos elementos. Organização da Tabela Periódica. Propriedades atômicas (periódicas). Ocorrência, obtenção, estrutura, propriedades e aplicações de elementos metálicos, não-metálicos.

Disciplina: História e Epistemologia da Ciência e da Química Código: EXA283
Atividade Pedagógica: Teórica/Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Os conhecimentos sobre a matéria na Pré-Historia e na Antiguidade. A alquimia: uma filosofia química experimental. Do Renascimento ao século XVII: aparecimento da química. Século XVII e XIX: o flogisto e a teoria da oxidação de Lavoisier; a teoria atômica de Dalton, e o desenvolvimento da química no século XIX. Século XX: a química se expande e multiplicam-se as suas subdivisões. O desenvolvimento da química na perspectiva da filosofia da ciência. Distinção entre ciência e pseudociência. Compreensão dos métodos científicos e da relação com as descobertas. A ciência moderna e a química. Avaliação epistemológica dos desafios atuais das ciências da natureza. Perfil do profissional em Química e suas áreas de atuação. Estudo da formação em e sobre as ciências para a prática docente. Elaboração de materiais didáticos na abordagem da história da ciência.

Disciplina: Introdução a Química Orgânica Código: EXA284
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 60h
Ementa: Introdução à Química Orgânica. Apresentação dos princípios básicos em Química Orgânica. Representação das moléculas orgânicas e estrutura molecular (Simbologia de LEWIS-KEKULE, fórmula estrutural e de esqueleto), carga formal e ressonância. Teorias de Ligação (TRPENV e TLV). Efeitos eletrônicos (Efeito Indutivo e mesomérico). Deslocalização eletrônica e ressonância em compostos orgânicos. Grupos funcionais, nomenclatura. Isomeria constitucional e estereoisomeria. Análise conformacional. Intermediários de reação. Relação entre a estrutura molecular e as propriedades físicas da substância. Heterociclos pi-excedentes e pi-deficientes. Aromaticidade. Acidez e Basicidade de compostos orgânicos.

Disciplina: Fundamentos da Físico-Química I Código: EXA285
Atividade Pedagógica: Teórica/Prática Carga Horária: 75h
Ementa: Estudo dos gases. Equilíbrios físico e térmico. Princípios da termodinâmica. Potenciais termodinâmicos: energia interna, entalpia, entropia, energia livre e potencial químico.

Disciplina: Química Analítica I Código: EXA286
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 45h
Ementa: Análise Quantitativa. Erros e tratamentos de dados analíticos. Natureza física dos precipitados. Gravimetria. Volumetria de neutralização, de precipitação, de óxido-redução e de complexação.

Disciplina: Química Orgânica Experimental I Código: EXA453
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Levantamento bibliográfico de constantes físicas, toxidade e periculosidade, além de metodologias de descarte de produtos químicos envolvidos nos processos. Técnicas de isolamento e purificação de substâncias orgânicas líquidas e sólidas. Técnicas de determinação de constantes físicas.

Disciplina: Análise Química Quantitativa Experimental Código: EXA482
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Técnicas de calibração de equipamentos volumétricos, preparo e padronização de soluções, gravimetria, volumetria de neutralização, volumetria de complexação, volumetria de precipitação, volumetria de oxirredução.

Disciplina: Inorgânica II Código: EXA287
Atividade Pedagógica: Teórica/Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Histórico dos compostos de coordenação. Conceitos. Isomeria. Nomenclatura. Teorias de ligação para compostos de coordenação. Caracterização de inorgânicos. Reações inorgânicas. Organocoordenados.

Disciplina: Metodologia do Ensino de Química Código: EXA288
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Pressupostos e fundamentos de conceitos estruturantes no ensino de Química e Ciências. Análise de propostas de ensino de Química e Ciências com foco na Abordagem Temática. Problematização sobre os limites e possibilidades da aprendizagem de conceitos científicos. Função Social do Ensino de Química. Planejamento de Ensino. Construção de Sequência didática. Transposição didática dos conteúdos para o ensino fundamental e médio.

Disciplina: Fundamentos de Físico-Química II Código: EXA289
Atividade Pedagógica: Teórica/Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Espontaneidade e equilíbrio de fases: leis de Henry e Raoult; equilíbrio em reação, eletroquímica (lei Debye-Hückel), condutividade em soluções.

Disciplina: Experimentação Aplicada ao Ensino de Química Código: EXA290
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Reflexão sobre as definições de experimentos e sobre o trabalho em laboratório. O papel da experimentação no ensino de Química: possibilidades e limitações em relação ao seu uso no ensino fundamental e médio. Desenvolvimento de competências necessárias ao planejamento e implementação de atividades experimentais. Concepção e realização de projetos didáticos experimentais para uso em sala de aula ou em laboratório de escolas do ensino fundamental e médio.

Disciplina: Química dos compostos Orgânicos Código: EXA291
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 60h
Ementa: Introdução à Química Orgânica. Apresentação dos modelos mecanísticos para reações orgânicas e métodos para determinação destes mecanismos. Efeito da estrutura na reatividade: efeito Indutivo, estérico e de ressonância. Reações Radicalares. Reações de substituição e eliminação em haletos de alquila, álcoois, éteres e aminas. Rearranjos Moleculares. Previsão dos produtos de reação. Reações de adição a alcenos e alcinos. Reações de Aldeídos e Cetonas: racionalização da reatividade dos grupos funcionais contendo o grupo carbonila. Reações de Adição-Eliminação de Ácidos Carboxílicos e Derivados: racionalização da reatividade dos grupos funcionais contendo o grupo carboxila. Reações de Substituição Eletrofílica Aromática: racionalização da reatividade dos compostos aromáticos, de modo a permitir uma previsão dos produtos de reação. Reações de oxidação e redução.

Disciplina: Química Orgânica Experimental Código: EXA454
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Análise qualitativa de grupos funcionais. Reações de identificação de haletos de alquila, cetonas e fenóis. Diferenciação de haletos primários, secundários e terciários. Preparação e caracterização de compostos orgânicos utilizando procedimentos experimentais como Isomerização, acetilação, reações de Substituição nucleofílica, Eliminação, substituição eletrofílica aromática, oxidação e redução, esterificação e hidrólise. Planejamento, execução e discussão de experimentos em síntese.

Disciplina: Experimentação Aplicada ao Ensino de Química II Código: EXA292
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: A importância do ensino de Química no contexto. O papel da experimentação para o ensino de química e ciências. Elaboração de materiais didáticos por meio da experimentação demonstrativa e investigativa para uso no Ensino Fundamental e Médio, relacionados com a comunidade escolar, a partir de temas geradores.

Disciplina: Estágio Supervisionado I Código: EXA293
Atividade Pedagógica: Estágio Carga Horária: 105h
Ementa: Estágio de observação e reflexão sobre a prática de ensino de Química, em instituições da educação básica. O papel do estágio supervisionado para o curso de licenciatura em Química, segundo a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais (Lei 9.394/96, Parecer 1.303/2001).Princípios básicos da gestão escolar e organização do trabalho pedagógico relacionados aos aspectos legais, administrativos e políticos pedagógicos do contexto escolar. Observação e análise crítica sobre a prática de ensino de Química no nível básico fundamentadas pelas narrativas (auto)biográficas baseada nos aspectos da escolha profissional, ser professor, relação com a escola e a prática da atividade docente.

Disciplina: Química Analítica II Código: EXA294
Atividade Pedagógica: Teórica/Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Introdução aos métodos instrumentais de análise, classificação e seleção de um método instrumental, novas tecnologias métodos em fluxo (FIA, SIA e SIC); Métodos eletroanalíticos (métodos interfaciais e não interfaciais) com ênfase em potenciometria, métodos ópticos de análise com ênfase em Espectrofotometria de Absorção molecular e atômica, Espectrofotometria de Emissão atômica, Introdução aos Métodos de Separação, Cromatografia a Gás (CG) e Cromatografia a Líquido (HPLC).

Disciplina: Metodologia da Pesquisa no Ensino de Química Código: EXA295
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 60h
Ementa: A Ciência e o Conhecimento Científico. Fundamentos da pesquisa científica e do método científico. Matrizes epistemológicas que fundamentam a pesquisa em educação. Introdução a Pesquisa Qualitativa em educação. A pesquisa em ensino de química: questões teórico-metodológicas, características e tendências. Análise e discussão de artigos científicos de temáticas  relacionadas às pesquisas em ensino de Química. Elaboração e implementação de projeto de ação e/ou interferência pedagógica voltados para o ensino e aprendizagem de química na  educação básica.

Disciplina: Fundamentos da Físico-Química III Código: EXA296
Atividade Pedagógica: Teórica/Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Cinética de Adsorção, introdução à cinética química: leis empíricas, mecanismos e métodos de determinação de velocidade de reações, catálise heterogênea.

Disciplina: Estágio Supervisionado II Código: EXA297
Atividade Pedagógica: Estágio Carga Horária: 105h
Ementa: Estágio de co-participção em unidades de ensino de educação básica. Abordagem das teorias de ensino e aprendizagem, planejamento e técnicas de ensino que deverão mediar às situações de ensino e aprendizagem, nas quais alunos e professores da escola, campo de estágio, coparticipam. A coparticipação inclui todas as atividades docentes, como o planejamento, realização e avaliação das atividades de ensino, auxilio na seleção de textos, aplicação de exercícios e participação nas reuniões de atividade complementar e demais atividades com a autorização do professor supervisor. Análise crítica sobre a prática de ensino de Química no nível básico fundamentadas pelas narrativas (auto)biográficas a partir da co-participação.

Disciplina: Química dos Compostos Orgânicos III Código: EXA298
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 30h
Ementa: Estudo das propriedades físicas e químicas das Aminas, Sais de diazônio, aminoácidos e proteínas, carboidratos e compostos organo-metálicos.

Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Química Orgânica Código: EXA299
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Química orgânica e sociedade: a escola e a sala de aula enquanto espaços socioculturais de articulação entre o conhecimento científico da Química Orgânica e o cotidiano. Formação de uma postura crítica reflexiva sobre o ensino da Química Orgânica na educação básica. Elaboração, teste e análise de materiais didáticos para o ensino da Química Orgânica e para sua aprendizagem no ensino médio.

Disciplina: Química e meio ambiente I Código: EXA300
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 30h
Ementa: Introdução à química ambiental. Ciclos biogeoquímicos. Composição química e propriedades naturais da atmosfera, da água e dos solos. Atividades antropogênicas e poluição. Fontes, interações e rotas de transportes de poluentes nas diversas matrizes ambientais.

Disciplina: Ferramentas Computacionais para o ensino de Química Código: EXA080
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 30h
Ementa: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem de Química e Ciências. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e de seu uso nos espaços formais. Estudo de programas que auxiliam a aprendizagem em Química e Ciências. Problematização sobre o papel da internet no ensino e aprendizagem. Uso do Word, Power Point e excel na organização de dados e confecção de trabalhos. Utilização dos softwares para auxílio na organização de referências e citações. Planejamento de atividades com foco na utilização de Softwares Educativos.

Disciplina: Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso - Código: EXA081
Atividade Pedagógica: Teórica Carga Horária: 60h
Ementa: Diretrizes para a construção de projeto de pesquisa, relacionados à Química ou ensino de Química. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa. Levantamento bibliográfico e investigação do tema de estudo a partir de textos científicos. Elaboração, organização e apresentação de projetos de trabalho de conclusão de curso de acordo com as normas técnicas da ABNT vigentes.

Disciplina: Estágio Supervisionado III - Código: EXA082
Atividade Pedagógica: Estágio Carga Horária: 105h
Ementa: Estágio de regência em unidades de ensino de educação básica em diferentes modalidades. Planejamento, regência e avaliação do processo de ensino e aprendizagem com exercício de todas as funções inerentes ao professor de Química. Análise reflexiva e vivencial de situações atinentes ao ensino da Química e o contexto escolar e das possibilidades de superação e inovação das técnicas de ensino. Análise crítica sobre a prática de ensino de Química no nível básico fundamentadas pelas narrativas (auto)biográficas a partir da regência

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso - Código: EXA083
Atividade Pedagógica: Prática Carga Horária: 60h
Ementa: Redação, conclusão e defesa do trabalho monográfico nos termos das normais institucionais e da ABNT vigente.

Disciplina: Estágio Supervisionado IV - Código: EXA084
Atividade Pedagógica: Estágio Carga Horária: 105h
Ementa: Estágio de regência por meio do desenvolvimento de um projeto de intervenção no ensino de química nas unidades de ensino de educação básica, em diferentes modalidades. A construção do projeto envolverá planejamento, execução, análise e apresentação oral da atividade desenvolvida durante a vivência no estágio.
Recomendar esta página via e-mail: